Uma vez que as águas te encantam, o caminho é sem volta!

Em 2005, o casal Nelson e Lúcia Matos embarcou no veleiro Avoante, um Velamar33, começando uma experiência de vida a bordo que durou mais de 11 anos e rendeu até um livro, o “Diário do Avoante”.

Largar um estilo de vida urbano, tido como tradicional, não é uma decisão fácil. Acredito

que existem dois elementos chave para essa mudança: MOTIVAÇÃO e INSPIRAÇÃO. Para Nelson e Lúcia, do Avoante, a Motivação foi “a procura de um mundo que sabíamos existir, e a vontade de fugir da vida nas cidades”. A Inspiração veio da Família Schurmann, que passou 10 anos, de 1984 a 1994, em uma volta ao mundo no veleiro Aysso.

Cada um de nós pode ter Motivos diferentes para mudar de vida. Mas um velejador brasileiro conseguiu reunir em um único canal um verdadeiro “Centro de Inspiração” para quem pensa em viver no mar, o Hashtag Sal.
Fundado pelo diretor audiovisual Adriano Plotzki , e sua esposa Aline Senna, o #Sal “é uma webserie que mostra a vida de quem mora no mar. Mais do que um programa de curiosidades sobre náutica e veleiros, é uma chance de imaginar como a nossa poderia ser diferente. Assistir este canal é como abrir uma janela para o mar, sente-se, aprecie a vista e sinta a brisa no rosto.”
Como afirma o próprio Plotzki, “a vida no mar nos faz repensar prioridades. Na cidade frequentemente ignoramos o que realmente importa e esquecemos de onde vem a água, para onde vai o lixo, o quão difícil é fazer energia elétrica e etc… Sobre as águas você consegue observar melhor a natureza, entender o clima, o fluxo das marés e observar o céu. São nuances importantes da nossa existência, que fizeram parte da nossa evolução como espécie, mas que a maioria das pessoas tem ignorado.”

Mais inspiração no Brasil e no Mundo

O #Sal tem um grande mérito de mostrar que “sim, é possível”, com exemplos reais e próximos da realidade da maioria dos brasileiros. Da decisão de mudar até a rotina no mar, passando pela transição da vida profissional, tudo está bem claro para quem tem esse sonho!
Mas existem dezenas, centenas, milhares de outros exemplos inspiradores sobre “Vida num veleiro”. Listei alguns bem interessantes para você mergulhar no assunto, se motivar e se inspirar!
Um dos mais famosos Blogs do mundo, que relata as viagens de um grupo de americanos no veleiro Delos, comandado por Brian Trautman. Possui canal no SV Delos e nas redes sociais.
Casal australiano que já velejou mais de 50 mil milhas náuticas, e tem milhares de seguidores nas suas redes. Vale conferir: Sailing La Vagabonde
Documentário de curta duração que mostra a vida de um velejador que vive em um pequeno veleiro de madeira, de apenas 28 pés. É uma bela história, muito inspiradora!
Casal brasileiro Georgia e Diego, velejando pelo mundo a bordo do veleiro Unforgettable. Em 2017 perderam o veleiro na passagem de um furacão pelo Caribe, mas estavam cobertos pelo seguro e alguns meses depois já navegavam novamente.
Vale conferir o site e seguir esse casal: Unforgettable Sailing
Bons ventos!
Anúncios

5 comentários em “A vida em um Veleiro – Histórias de quem vive no mar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s